Friday 10 September 2010

Put Your Glad Rags On and Join Me, Hon’!


Não sei muito bem justificar a minha obsessão pela década de ’50. Não sei se é por causa das histórias que me contam os meus pais, se é uma consequência do meu fascínio por essa época na História (o desfecho da II Guerra Mundial com o plano Marshall, o baby boom, a caça às bruxas, o homem na lua…); ee é pelo design (criou-se o plástico!, o Smeg, a televisão, os electrodomésticos, a arquitectura do Lloyd Wright…); se da literatura marcada pela beat generation; se da música rockabilly; se da influência de filmes que marcaram a minha infância e adolescência, como Grease, Stand By Me, Regresso ao Futuro; se de ver reruns da Twilight Zone, do Casei com uma Feiticeira e I Love Lucy; se da moda, tão em voga agora, desde as saias rodadas às skinny curtas, dos twin-set em mohair aos óculos olhos-de-gato
O look pin-up é claramente dos meus predilectos mas para andar por aí vestida à Dita Von Teese é preciso uma boa dose de coragem (que já aqui vos confessei faltar-me). Já dei o passo de usar os chamados Daisy Dukes (comprei uns na Zara no início do verão e têm sido a minha farda de fim-de-semana) e, depois de algumas tentativas falhadas, o cabelo apanhado no lenço. Das primeiras vezes que tentei parecia uma doméstica que ia pegar na esfregona e lavar as escadas do prédio. Mas graças a esta menina passei de Sô Dona Adelina a Betty Sue! Hurray!
Para além destes dois pormenores fashionistas, decidi agora levar esta paixão pelos fifties mais adiante, cumprindo o sonho que tenho há muito: vou aprender a dançar Lindy Hop!
O Lindy Hop – nome supostamente inspirado na primeira travessia área do Oceano Atlântico pelo Charles Lindberg – é uma espécie de charleston meets swing, que apesar de ter nascido nos anos 30, no Savoy Ballroom de Harlem, foi celebrizado nos anos 50 quando ganhou novos (e melhores) contornos de rock'n'roll, jitterbug e jive. Lembram-se da célebre cena de dança do Malcom X? Pois é basicamente isso.



Vejam-me estes moves!





Quem alinha? O curso fica a 30e/mês e estou certa que, findo o ano lectivo, vou conseguir dançar assim:





Reunir num só a minha paixão pela dança, música, moda e anos cinquenta... what more could a girl wish for?!

No comments:

Post a Comment