Friday 17 September 2010

Step On My Blue Suede Shoes



Depois de ver este anúncio, fui atropelada por uma onda de nostalgia e saudade que passo a explicar.
Os meus primeiros ténis de rua (usados para efeitos estilísticos e não para a ginástica) foram uns Puma. Quer dizer, antes disso tive uns Keds (contam como ténis?), uns Superga e Allstars de todas as cores e feitios. Mas os primeiros ténis a sério, escolhidos por mim, aí com uns 10 ou 11 anos, foram uns Puma clássicos de camurça azuis-escuros. Amava-os como quem ama um animal de estimação. Só os descalçava para tomar banho e dormir; de resto, usei-os todos os dias, sem excepção, durante uns 2 ou 3 anos quando, para meu imenso desgosto, deixaram de me servir. A minha Mãe tentou inúmeras vezes deitá-los fora sob o pretexto que "para além de dar um mau aspecto incrível, não pode ser higiénico usares os mesmo sapatos rotos dias e dias a fio!". Recusava-me e abraçava-me a eles como uma leoa a proteger as crias. Mesmo podres, com a cor irreconhecível, o forro roto e a sola gasta, amava-os. Talvez até os amasse mais ainda por sabê-los moribundos. O dia em que tive mesmo que deitá-los fora, não chorei por pouco; senti que com eles estava a deitar fora também parte da minha alma, da minha vida: foi com aqueles ténis nos pés que dei o meu primeiro beijo, tive o meu primeiro namorado (leia-se, o rapaz com que eu andei durante uns dias de mão dada), fiz a primeira gazeta às aulas, fugi de um securitas quando roubei umas orelhas da Minnie na Eurodisney, fumei o meu primeiro cigarro, fui ao meu primeiro concerto… Se aqueles sapatos falassem! *suspiro*. Substitui-os por uns Gazelle cor de morango que calçava quase com sentimento de culpa, como se tivesse traído os meus fiéis Puma com umas slut da Adidas.
O que mais me intriga, no meio disto tudo, é que, tirando estes ténis, não gosto de mais nenhum produto da Puma: as roupas são tenebrosas, as carteiras pior ainda e os restantes ténis inqualificavelmente feios. Mas aqueles clássicos continuam a ser lindos. E perguntam-me vocês: "Então e porque é que não voltas a ter uns Puma?". Porque nunca se deve voltar ao lugar onde se foi feliz, meus amigos. Nunca. E porque neste momento tenho um número pornográfico de ténis: o meu cartão de crédito ia dar-me um par de estalos se soubesse que estava a usá-lo para comprar outro par...
A propósito disto lembrei-me que o Jason Alexander usou durante as nove temporadas do Seinfeld, o mesmo par de ténis, day in day out. Vi as nove temporadas sem nunca ter dado por isso. Não sei se o fez por superstição, se para encarnar o personagem ou porque, simplesmente, adorava aqueles sapatos mas gosto de pensar que tenho, ainda que remotamente, um ponto em comum com o George Costanza.

2 comments:

  1. Muito bom!!! Eu passei pelo mesmo, mas com uns Redley rotos no dedão. *snif*

    ReplyDelete