Wednesday 29 September 2010

Expectativas Defraudadas. Ou Como Umas Férias Nas Bahamas Se Transformam Numa Tournée Pela Cintura Industrial do Benelux



Há Dois Meses

Olha, tens de ir a uma reunião do fundo X que é nas Bahamas”. Eu respondo, calma e profissionalmente: “Claro, acho que estamos numa altura decisiva, é importante estarmos presente” mas por dentro, estou aos pulos: já ouço as marracas em pano de fundo e saboreio os mojito: BAHAMAS?! Are you fucking kidding me?! Que biquínis levar? Já me babo só de pensar no pequeno-almoço do hotel e nas corridas matinais ao longo das praias edénicas. Viva os off shores e paraísos fiscais!




Há Um Mês

Como a maior parte dos participantes na reunião está na Europa, a reunião terá lugar não nas Bahamas mas antes na Bélgica”. Bwã, bwã, bwã bwãããã (não sei muito bem como escrever esta onomatopeia mas é suposto ser o som do fail).



Há Dois Dias

Bruxelas. 10.ºC, chuva e às 13h da tarde a luminosidade deixa crer que já passam das 22h. Está tudo fechado porque é a festa da comunidade francesa (huh?!) e, já cega de fome, almocei no primeiro sítio com ar de não fritar tudo, inclusive guardanapos, cadeiras e talheres. Paguei uns módicos 40€ por uma sopa e uma sanduíche. ‘Tá-se.



Há Um Dia

Reunião infindável num cenário bucólico, é certo, mas longe dos coqueiros e lagoas turquesas que deveriam ter sido o pano de fundo. *Sigh*…
60€ de táxi e 20mins depois, chego toda lampeira a Zaventem, vou procurar a minha porta de embarque quando me deparo com o seguinte cenário:


Estão a ver aquele da TAP lá em cima, às 17h10? Era o meu… Cancelled. Esse e todos os outros: greve geral de controladores aéreos na Bélgica. Tudo bem, sou muito amiga do sindicalista, do manifestante, do reivindicador, é tudo muito bonito. Mas logo no dia em que vou viajar?
Solução gentilmente oferecida pela menina das informações: “Bah, vous devez faire la queue comme tout le monde, Mademoiselle! Je n'y peux rien, moi!”. Faire la queue? Qual queue? Esta fila aqui que tem cerca de 300 pessoas e outros tantos trolleys?


Nã nã nã, chérie, não sei como é que tu resolves as coisas aqui na tua terra mas o tuga é desenrascado e eu cá não vou ficar aqui horas a fio à espera de receber um voucher para, talvez, na melhor das hipóteses, poder voltar a voar daí a dois dias na Air Brussels. Não. Toca a ver bilhetes de comboio para e voos de Amesterdão, Paris, Londres, Zurique… Nada, já não há bilhetes e os únicos voos que encontrava eram no dia a seguir e a 700€. Graças ao espírito tuga do “desemerda-te dê por onde der” e uns anos de teatro e muito dramatismo, lá me enfiam num voo que não o meu, que saía de Lille e até me arranjam um autocarro até lá! Corrida até ao autocarro, que estava a sair do outro lado do aeroporto, isto tudo com uns saltos de 10 cm e um trolley atrás (ia jurar que atropelei um caniche pelo caminho, já não sei se com os saltos se com o trolley). Depois de duas horas de autocarro com o dito trolley ao colo e chego ao aeroporto de Lille que mais parece uma casa de bonecas de tão pequeno, e sem uma única loja ou restaurante aberto àquela hora. E eu que tinha só tinha tomado o pequeno almoço uma quinzena de horas antes…

Para quem pensava ir passar uns dias tranquilos às Bahamas, backlash’s a bitch!

Sempre me ensinaram que Deus não castiga. Mas que Ele tem um valente sentido de humor, lá isso tem.

3 comments:

  1. I am very enjoyed for this blog. Its an informative topic. It help me very much to solve some problems. Its opportunity are so fantastic and working style so speedy. Bahamas lawyers

    ReplyDelete
  2. I wanted to thank you for this great read!! I definitely enjoying every little bit of it I have you bookmarked to check out new stuff you post. Bahamas lawyers

    ReplyDelete