Thursday 30 September 2010

Obituário em Dose Dupla


Arthur Penn (1922-2010)


Tony Curtis (1925-2010)

Os cinéfilos sofreram esta semana duas grandes perdas, Arthur Penn e Tony Curtis.
Ambos são incontornáveis referências da era dourada de Hollywood, e cada um deles ligados a duas das mais importantes referências da 7ª Arte para mim: Bonnie and Clyde, que Penn realizou e Some Like It Hot, que Curtis protagonizou.
aqui partilhei convosco o meu fascínio por este filme. É impossível não ser levado pela história de amor e aventura que nos permite saciar o lado mais arrojado do nosso imaginário, quando desejamos ser, por uma vez que seja, um fora-da-lei a viver no limite, desafiar as autoridades e romper as regras... E, claro, a roupa da Faye Dunaway.


Mas foi com outro célebre fora-da-lei que o irmão de Irving Penn se estreou no cinema. The Left Handed Gun conta a história do Billy the Kid, interpretado por um absurdamente belo Paul Newman. Vi este filme há largos anos e hoje, com todo o sentido, fiquei cheia de vontade de o rever, assim como o fortíssimo The Miracle Worker.
Mas fiquei com mais vontade ainda de repescar um dos meus DVDs mais rodados, o Some Like It Hot, para mim das melhores comédias de sempre (“Well, nobody’s perfect!”) com a irrepreensível e intemporalmente hilariante dupla Curtis/Lemon e uma Marilyn Monroe no seu type cast de sempre: burra mas deslumbrante.

No comments:

Post a Comment