Os cinéfilos sofreram esta semana duas grandes perdas, Arthur Penn e Tony Curtis.
Ambos são incontornáveis referências da era dourada de Hollywood, e cada um deles ligados a duas das mais importantes referências da 7ª Arte para mim: Bonnie and Clyde, que Penn realizou e Some Like It Hot, que Curtis protagonizou.
Já aqui partilhei convosco o meu fascínio por este filme. É impossível não ser levado pela história de amor e aventura que nos permite saciar o lado mais arrojado do nosso imaginário, quando desejamos ser, por uma vez que seja, um fora-da-lei a viver no limite, desafiar as autoridades e romper as regras... E, claro, a roupa da Faye Dunaway.
Mas foi com outro célebre fora-da-lei que o irmão de Irving Penn se estreou no cinema. The Left Handed Gun conta a história do Billy the Kid, interpretado por um absurdamente belo Paul Newman. Vi este filme há largos anos e hoje, com todo o sentido, fiquei cheia de vontade de o rever, assim como o fortíssimo The Miracle Worker.
Mas fiquei com mais vontade ainda de repescar um dos meus DVDs mais rodados, o Some Like It Hot, para mim das melhores comédias de sempre (“Well, nobody’s perfect!”) com a irrepreensível e intemporalmente hilariante dupla Curtis/Lemon e uma Marilyn Monroe no seu type cast de sempre: burra mas deslumbrante.
Thursday, 30 September 2010
Obituário em Dose Dupla
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment