Friday 17 September 2010

Deofeia?


Não sou fã dos Deolinda mas ouvi, por mero acaso, esta música e a letra prendeu-me: lembrou-me o meu último ano do liceu quando, ainda sem carta, tinha de apanhar nas Amoreiras o autocarro 58 em direcção às portas de Benfica, passando em Campolide por aquela que viria a ser a minha faculdade, para ir ter com um rapaz de quem eu teimava em gostar e que, sem grandes surpresas, me deu o primeiro desgosto amoroso a sério. A melodia melancólica e pesarosa adequam-se, portanto, na perfeição.
Das primeiras vezes que ouvi Deolinda, mudava furiosamente a estação de rádio: "pelamordeus, odeio isto!" Sou amante de fado e uma incorrigível snob, duas características que pouco ajudam a apreciar os Deolinda, naquele registo apalhaçado, pelo menos: acho um desprezo reduzirem o fado a uma cançoneta popularucha-mão-na-anca-ó-freguês. E irrita-me ainda mais o facto da vocalista se chamar Ana Bacalhau. Bacalhau?! Ninguém se chama Ana Bacalhau! E são todos irmãos, primos, casados… uma espécie Kelly Family meets negócio de família que tem um snack-bar à beira da estrada no Canal Caveira.
Mas, após várias escutas inevitáveis, sempre contrariada, aquilo acabou por entranhar-se e hoje reconheço o devido mérito à banda. Esta foi a música que me converteu. Estava a dar há dias na RTP (ou terá sido mesmo na MTV? não me lembro) e achei o teledisco extremamente ridículo mas ainda assim – ou por isso mesmo – não consegui deixar de o ver e acabar por achar este single que promove o segundo álbum deles, Dois Selos E Um Carimbo, um encanto, o que me levou a descobrir outras músicas. Escutem pois. E bom fim-de-semana!







3 comments:

  1. Em relação ao bom gosto dos Deolinda, concordo. São mesmo muito bons e só quem desconhece o seu trabalho é que pode dizer mal. Esses teus pruridos é que são de uma arrogância confrangedora. Quando desceres do teu pedestal de ideias feitas, avisa... tomamos um copo em Canal Caveira...

    ReplyDelete
  2. Uma snob a andar de autocarro? ahahah

    ReplyDelete
  3. Ó Anónimo, sou uma snob intelectual, que é bem pior! Ainda não tenho finanças nem categoria para ser uma snob material ou social!
    E Pedro, o propósito deste post era precisamente de mostrar que, pelo menos no que toca aos Deolinda, ultrapassei ideias feitas, quer elas me ponham num pedestal ou não!
    Mas muito agradeço a franqueza dos vossos comentários porque espelham a honestidade com que escrevo! Um bem haja!

    ReplyDelete