Friday 25 July 2008

Macaquinho de imitação

É daquelas coisas que só pode ser excelente ou péssima, não há meio-termo possível. Falo-vos dos covers, a reprise de uma música anteriormente gravada. Quando são más, meu Deus!, são muito más. O American Pie do Don McLean trucidado por Madonna é um exemplo e prefiro arrancar as unhas uma a uma com o saca agrafos do que ter de ouvir o I Love Rock’n’Roll na versão da Britney Spears.
Mas quando são boas, as versões novas ofuscam os originais. Alguém teria ligado alguma ao Hurt dos NIN não fosse o Johnny Cash a pegar nela? Por exemplo, se eu disser Cocaine, Nothing Compares to You, Twist and Shout ou Red Red Wine vocês pensam J.J.Cale, Prince, Top Notes e Neil Diamond? Ou Eric Clapton, Sinead O’Connor, Beatles e UB40? Pois, bem me parecia…
O Live Lounge da BBC Radio One, muito na égide do Morning Becomes Eclectic do KCRW mas numa versão british e muito mais mainstream, tem convidados de grande gabarito que fazem sempre um ou outro cover do hit do momento, desde as músicas mais comerciais aos bootleg mais obscuros.
Deixo-vos com alguns dos meus predilectos:





No comments:

Post a Comment