Friday 12 June 2009

Fernando Martim de Bulhões e Taveira Azevedo

Sabem que foi? Dou-vos uma dica: nasceu em Lisboa em 1195. Ainda não? Foi frade franciscano mas foi, porém, grande apreciador de casamentos. Mais uma dica: morreu em Pádua a 13 de Junho 1231.
É, é esse mesmo. O Santo António.

Como boa alfacinha católica que se preze, sou devota do nosso santo padroeiro e muitas vezes recorro a ele quando não encontro o quer que seja (desde os brincos a um lugar para estacionar o carro). Há muitos anos a minha avó ensinou-me esta ladainha de que nunca mais me esqueci:
Eu vos saúdo, glorioso Santo António,
Fiel protector dos que em vós esperam.
Já que recebestes de Deus o poder especial
de fazer achar os objectos perdidos,
socorrei-me neste momento,
a fim de que, mediante vosso auxílio,
eu encontre o objecto que procuro...
E como boa alfacinha foliona que se preze, adoro os Santos Populares. Raramente estou em Lisboa nesta altura – aproveito sempre os feriados para ir de férias – mas este ano o trabalho e o budget obrigaram-me a ficar por cá e vou aproveitar para ir comer uma sardinhada, ler os versos nos manjericos e dar um pezinho de dança debaixo dos balões e arcos de papel às cores Alfama fora.

No comments:

Post a Comment