Tuesday 19 January 2010

Golden Globes? More Like Shitty Globes!


Idos vãos os dias em que os Óscares tinham alguma credibilidade. Já há uns anos que não ligo àquela que é supostamente a mais prestigiada entrega de prémios da 7ª arte, precisamente porque se venderam a critérios económicos e promocionais, em detrimento do mérito e qualidade cinematográfica. O cúmulo foi no ano em que o Titanic arrebatou aí uns 94 Óscares (sou capaz de estar a exagerar mas o número não anda muito longe disso) que é dos piores filmes de que há memória.
A par dos festivais de Sundance e Cannes, que muito respeito e têm feito sempre, em meu entender, apostas certeiras, prezava os Golden Globes que costumavam ser justos e com o melhor desfile red carpet deste tipo de eventos. A verdade é que até os melhores desiludem e os Golden Globes este ano não foram excepção.
Vi ontem a cerimónia (já agora, uma nota de agradecimento ao MEO que me permite gravar o directo, dar-me uma noite de sono, ver em diferido e fazer fast forward nos discursos de seca e nos intervalos de 5 minutos) e fiquei francamente decepcionada com o rol de vencedores nas categorias do cinema e ainda mais frustrada com os vestidos das estrelas alegadamente fashion savy. WTF?! O que é que aconteceu?
Drogaram a Kate Hudson para a enfiar naquele vestido e sapatos brancos, só pode. Vestido esse que é da Marchesa BRIDAL. Sim, BRIDAL! "Mmmm, o que é que posso levar a uma festa de gala? já sei, um vestido de noiva!" Bah!, poupem-me!


A minha adorada Penelope Cruz estava cor-de-laranja e mais parecia uma Miss Venezuelana do que uma estrela de Hollywood.


O cabelo da Drew Barrymore - por amor de Deus, o que é que era aquilo? - e o vestido: é impressão minha ou aquilo era road kill que ela tinha no ombro esquerdo?


Até a minha querida January Jones, que brilhou radiosamente no ano passado, desiludiu com uma bandolete do tamanho do Vaticano e um vestido sem graça…


E o prémio “Maquilhagem Mais Ridícula da Noite” vai direitinho para a Sofia Loren. És um ícone, tudo bem, é indiscutível, mas aquela sombra nos olhos e aqueles óculos à Dame Edna, não dá com nada. Muito menos com os teus 70 e tal anos.

Como já não deve ser novidade para ninguém, o prémio mais cobiçado de melhor drama foi entregue ao Avatar (ou “Avada”, segundo a pronúncia do Schwarzenegger). Sim, leram bem, aquele filme em 3D com gajos semi-nus azuis, é o melhor filme do ano. Pelamordeus. Só podem estar a gozar. Quem é que me convence que este filme é melhor do que o Precious? O Up In The Air?? Inglourious Basterds?! Hurt Locker?!?
Ah, mas a piada não pára por aqui. Quem é o melhor realizador? Adivinhem lá… Ah, pois é! James Cameron. Mas expliquem-me, a sério, ele fez o quê, exactamente? Imaginem-me este filme sem a equipa de efeitos especiais. Ui, de uma realização de humilhar o Fellini, queres ver? E vão dizer-me que o Cameron é melhor que o Reitman (que, recordo os menos atentos, realizou o Juno e o Thank You For Smoking)? A Kathryn Bigelow? O Clint Eastwood?? QUE O TARANTINO?!?
Já nas categorias televisivas, não tenho razão de queixa. Ganhou o Mad Men, que ouso afirmar, sem grande pejo, é a melhor série de todos os tempo; o Glee (o meu guilty pleasure do momento), o Alec Baldwin no 30 Rock, outra das minhas série predilectas, e a Chloë Sevigny no Big Love, de quem também já me confessei fã, quer dela (das mulheres com mais sentido de moda dos tempos modernos) quer da série.

1 comment:

  1. Ainda não tinha visto o esquema de cores da maquilhagem da Sofia Loren. Jesus. Maria. José...
    eu estou em crer (não juro, mas quase) que tive um pequeno pónei com uma crina naqueles tonzinhos de verde pistachio e rosa "apessegado". Assim, da cor do vestido/camisa de noite que a Nicole Kidman resolveu levar ontem. Bah! Aquelas vestimentas fizeram as irmãs Kardashian parecer finas...

    ReplyDelete