Friday 22 January 2010

Wish He Could Be My Boss…


Os álbuns do Bruce Springsteen lá em casa são uma espécie de “Onde Está O Wally” da música: tentar encaixar o Born To Run entre Bon Iver e Burial não faz muito sentido mas, por alguma razão, tenho desde sempre uma atracção e admiração inexplicáveis pelo mais digno representante blue collar de Nova Jersía. Não sei se é da rouquidão, se das letras intervencionistas, se das melodias cadenciadas, se da característica t-shirt branca com a bandana… Alguma coisa ele tem porque os dezanove Grammies, os dois Golden Globes (pela banda sonora do The Wrestler e do Philadelphia) e o Óscar, também pelo Philadelphia, provam que não sou a única fã.
Mas, como se as qualidades musicais não bastassem, o Boss também não é nada de se deitar fora: filho de pai holandês e irlandês e de mãe italiana, a mistura deu certa e saiu a brasa que é o Springsteen que, ainda hoje, apesar de ter 60 anos, continua a ser dez vezes mais atraente do muitos dos hot shots de vintes e trintas que por aí andam.
Provavelmente o álbum mais emblemático de Springsteen é o Born in The USA, recheado de singles como o My Hometown, Glory Days e, claro, o Born In The USA que traça uma mordaz crítica à guerra do Vietname e a forma como os veteranos eram tratados no seu regresso aos EUA.
Outra canção do álbum é a I’m On Fire que, ainda que não tão conhecida quantos as outras, é seguramente a mais bela delas todas. Confesso que já não a ouvia há alguns anos mas, no outro dia, ouvi uma versão do John Mayer no rádio, coisa que motivou este post. Quando meti “i’m on fire cover” no youtube, apareceu um rol surpreendente de artistas que reinterpretaram esta pérola. Foram descobertas (e uma redescoberta) que me adocicaram o dia que se previa difícil. E espero que vos adocique o fim-de-semana que desejo que vos seja muito bom!



O original:




Os covers:

John Mayer




Johnny Cash




Bat for Lashes




Tori Amos




Chromatics


Sara Bareilles




Ben Harper & Jennifer Nettles




A letra:

Hey little girl is your daddy home
Did he go away and leave you all alone
I got a bad desire
I'm on fire
Tell me now baby is he good to you
Can he do to you the things that I do
I can take you higher
I'm on fire
Sometimes it's like someone took a knife baby
Edgy and dull and cut a six-inch valley
Through the middle of my skull
At night I wake up with the sheets soaking wet
And a freight train running through the
Middle of my head
Only you can cool my desire
I'm on fire

No comments:

Post a Comment