Wednesday 10 December 2008

High School Drama

Há demasiado tempo que não ia ao cinema por tantas razões mas finalmente quebrei ontem o jejum e de que maneira. Fui ver A Turma de Laurent Cantet, vencedor da Palma de Ouro em Cannes este ano e com todo o mérito. Baseado no livro Entre Les Murs do professor François Bégaudeau, o filme trata sem clichés nem preconceitos mas antes de forma provocadora, espirituosa e comovente a vida de uma turma do 8º ano durante um ano lectivo num problemático liceu parisiense. A meio caminho entre o documentário e a ficção, A Turma é filmado com câmara de ombro, sem qualquer espécie de música ou banda sonora nem sequer tem actores: os alunos são genuínos alunos de escolas francesas, sem experiência prévia como actores, e o protagonista – o professor de francês – é o próprio François Bégaudeau que tem um papel cativante e conduz de forma maravilhosa a turma e o filme.
Fiz praticamente toda a minha escolaridade no sistema francês, designadamente em Paris, e mesmo sem nunca ter estado numa turma tão problemática quanto aquela que é retratada no filme, identifiquei-me com tantos episódios e fui invadida por uma enorme saudade dos meus tempos de liceu: de repente senti o cheiro a giz, a excitação de quando ouvíamos o sino antes do recreio ou – auge do auge – antes das férias grandes, a adrenalina dos recadinhos trocados em segredo, o nervosismo nos corredores antes dos testes… Nunca (ou melhor, ainda não) fui tão feliz quanto o fui na escola: não tenho qualquer trauma e só guardo muitas saudades e ainda mais recordações maravilhosas.
Este filme foi o melhor antídoto para os tempos difíceis que vivo e recomendo a todos – bem ou mal na vida – que vejam este filme apelidado pelo Markl como “Morangos Sem Açúcar”.

No comments:

Post a Comment