Tuesday 18 November 2008

Flor do mar!!!

Flor do Mar é o nome da nova telenovela da TVI. Toda a história de Flor do Mar desenrola-se, na sua maior parte, na Região Autónoma da Madeira aka Pérola do Atlântico. Flor do Mar pretende divulgar as (lindas!) paisagens madeirenses. Flor do Mar pretende, ainda, dar a conhecer, a todo o Portugal, a (espectacular!) cultura madeirense. Flor do Mar está, toda ela, cheia de boas intenções....Pena é que todos os actores sejam, segundo a minha gíria, "cubanos", cujas personagens nem nomes (dos ditos típicos) madeirenses têm! Pior, até podiam ter actores "cubanos", agora...e o sotaque Madeirense?! hein?! Não há pior que ver, nem que seja por dois minutos (como foi o caso, pois não consegui mais!), uma telenovela cujo enredo se passa na minha ilha com "personagens madeirenses" a falar à continental! É que nem a gíria parece que foi estudada.... às tantas, no episódio de hoje, um dos personagens queria fugir à polícia, ou qualquer coisa do género... (Whatever.... o que interessa é a parte do polícia!) Polícia?!? Na madeira, o verdadeiro madeirense - que usa o barrete de orelhas, como era o caso - não diz "o polícia", mas sim "ooo bóoo fiaaa "!!!


Mais, para além de não terem estudado nem o sotaque nem a gíria madeirense, parece que se esqueceram de estudar o mapa da região....nada faz sentido: os filhos de não sei quem (confesso que em 2 minutos não deu para perceber tudo) herdaram terras entre Calheta e o Funchal (ambas na parte SUL) e foram à Madeira, onde ficaram hospedados no NORTE da ilha....Ora, para um(a) Madeirense, ou mesmo para alguém que, não sendo madeirense, conheça bem a Madeira, isto faz todo o sentido!!!!Não faz?!

Porquê?! Nunca ouviram falar nas ditas "clínicas" que os actores, e até mesmo os produtores e autores devem fazer?!?!

Depois ainda nos vêm com os bla bla blas de sempre que o que é nacional é bom! Bullshit!!!!

Tinha que desabafar, estes minutos, que hoje perdi, a ver Flor do Mar fizeram-me muito mal! Acreditem! Pretendo não voltar a ver a dita telenovela e se, por um acaso, voltar a ver...será com o propósito (de vir para aqui) de dizer mal!

2 comments:

  1. Muito bom!
    Mesmo quando as novelas decorrem em Lisboa aquilo tb dá asneira: havia uma que era na margem sul e os gajos tinha como vista a cara do Cristo Rei. Não estou a exagerar: lá estava, at arm's reach, a carinha linda do Cristo Rei. Ou seja: o apartamento tinha de estar a praí a 100m de altura e mergulhado no Tejo. Nada inverosímil…

    ReplyDelete
  2. Peque-Nina, tu pelo que li, e analisei deste teu "pequeno" texto sobre esta novela, acho.....isto só para não exagerar, que não percebes "cu" daquilo que dizes! Aposto que nunca foste à Madeira, bela regiao (acredita que sim), podem ter o sotaque que têm, mas até nós cá no continente temos "serreiros", e outra coisa, pelo tempo que passei lá (na ilha) raro era a vez em que ouvia um tipico madeirense chamar "policia" por "Bófia". Acredita que cá no continente existem piores sotaques! Mas enfim, pelo que li, não vale a pena sequer..esforçar-me pra te fazer entender certas coisas!


    Quero te dar mais uma palavrinha apenas.......Dedica-te a algo que entendas, e não faças que entendes! ;)

    ReplyDelete