Thursday 4 September 2008

Vozes da Rádio

Já há algumas semanas que avariou o leitor de CDs do meu carro e estou, por isso, limitada a ouvir rádio. Tenho feito umas descobertas fascinantes, não tanto de músicas mas tudo o resto que passa na rádio que não seja música e digo-vos: passa muita coisa na rádio…
1. A publicidade. Se acham que há demasiados anúncios na televisão é porque ainda não foram confrontados com incontáveis minutos de publicidade na rádio. Seguramente demora menos tempo do que os intervalos de 45 mins. que a TVI passa entre cada 5 mins. de filme, mas é o suplício é ainda maior porque, meu Deus!, como aqueles anúncios são fracos. Alguém me explica qual a veracidade dos diálogos nos anúncios de rádio? Reproduz-se uma conversa entre amigos e há sempre um que não sabe nada e outro que sabe TODOS os dados da loja, desde a morada, o número de telefone, os preços, os descontos, o tipo sanguíneo do gerente… E o amigo que não sabe nada tem sempre a mania de repetir tudo o que o amigo sabichão que engoliu as Páginas Amarelas lhe transmite. Exemplo: “Onde é que arranjaste essa máquina?”, “Foi no MáquinaShop”, “Na MáquinaShop?”, “Sim, na MáquinaShop na Avenida do Gafanhoto, número 17, Loures”, “Na Avenida do Gafanhoto, número 17, Loures?” “Sim, na MáquinaShop da Avenida do Gafanhoto, número 17, Loures”, “Uáu!”, “Mas se quiseres ganhar um porta-chaves MáquinaShop, tens de ligar já o 227766644”. “O 227766644?” “Sim, o 227766644”. “Uáu, MáquinaShop”… Conseguem ver como pode ser irritante? Eu até percebo que fazer publicidade sem imagens é complicado mas, caramba!, não é impossível. Os anúncios do Euromilhões (“a criar excêntricos!”) ou da seguradora Logo, por exemplo, são geniais.
2. Os programas de manhã. Acordar cedo para ir trabalhar já é mau; apanhar trânsito é péssimo; ficar preso no trânsito a caminho do trabalho às 8h da manhã é o inferno; ficar preso no trânsito a caminho do trabalho às 8h da manhã a ouvir os animadores dos programas da manhã dá vontade arrancar as unhas da mão uma a uma com os dentes … Acredito piamente que muitos dos acidentes matinais são causados por pessoas que se tentam suicidar quando o sintonizador fica preso na “Guerra dos Sexos” da RFM. Já a Brunhinha falou dos mega insuportáveis mega animadores da Mega FM que te desejam mega manhãs (sim, é-se sempre tratado por tu…) quando tu já estás mega atrasado numa mega fila. É mega irritante…
Também as manhãs da Antena 3 foram completamente sabotadas pela Cláudia Semedo. Eu não gosto de dizer mal de pessoas que não conheço, possivelmente a miúda é um amor e o problema é meu, mas não posso com ela. Só de pensar nela já estou a ranger os dentes! Só diz asneiras: tenta acompanhar o Markl mas, coitadinha… Tem a intolerável mania que tem piada quando só dá vontade de chorar and not in a good way. Arma-se em defensora dos direitos das mulheres (recorde-se que estamos a falar da menina que se despiu para fazer o Crime do Padre Amaro – não, não a Soraia Chaves mas a outra. Sim, essa mesmo, a feiinha), fala à bebé (!) e, a tudo isto acresce que ela acredita genuinamente que fala bem inglês: lá vai ela dizer o nome de uma banda com a pseudo pronúncia e sai tudo mal, com a acentuação completamente trocada e um sotaque pior que o do Mário Soares. Poupem-me e tirem-me o microfone a essa gaja!
3. Trânsito. Quanto é que ganha o homem que lê as notícias do trânsito? Será essa a única profissão dele? Olhar para as câmaras de trânsito da Brisa? O que é que ele faz sem às horas de ponta? E desde quando é que aquilo são notícias? Ou muito me engano ou uma notícia tem de ter uma qualquer componente de novidade. Ora, no trânsito, é SEMPRE igual: “abrandamentos no IC 19 na passagem pelo Estado-Maior e Pina Manique; complicações na descida da Pimenteira; na A2 há fila desde da ponte do Feijó; em Frielas dificuldades no Túnel do Grilo; a norte, tudo parado na Ponte de Arrábida, Ponte do Freixo, VCI, Bessa Leite…”.

Tenho mesmo de ir arranjar o meu leitor de CDs…

1 comment: