Monday 22 November 2010

Fashion Is All About Eventually Becoming Naked

Ainda sou do (triste) tempo em que a moda era veiculada exclusivamente por três vias: o que se via nas revistas, nas montras das lojas e nas nossas mães. Mais nada. Hoje em dia as fontes são inesgotáveis: a televisão (e as séries cada vez mais fashion oriented), telediscos, as pessoas na rua, os blogues, os paparazzi… a moda está presente em todo o lado, tiramos ideias a tudo e todos. Sem dúvida que, de todos estes meios, a internet é de longe o mais influente, pelo menos para mim, que não vou a desfiles e deixei de gastar rios de dinheiro em revistas importadas.
No meu Google Reader mais de metade dos sites e blogues que sigo são dedicados, de uma maneira mais ou menos directa, à moda e, sobretudo, ao street style.
Sem prejuízo dos editoriais de moda, dos anúncios e desfiles dos mais importantes designers, o que mais influência o comum dos mortais é ver o que é que as fashionistas por esse mundo fora andam a vestir, quer seja apanhadas por outros na rua quer criem diários de auto-retratos.
Para além dos nomes mais óbvios (Garance Doré, a minha predilecta, de quem sou über fã!, o seu namorado Scott Schuman, Stockholm Street Style, Sea of Shoes…), gosto particularmente de seguir ilustre desconhecidas que têm um gosto peculiar, diferente e, sobretudo, acessível e imitável.

A minha eleita no estilo de diário visual é uma espanhola maravilhosamente linda e com um bom gosto invejável. Tirando umas peças design (tem um fraquinho pelas carteiras Mulberry), só se veste em lojas high street (zara, h&m, topshop, mango…) mas a menina tem olho certeiro! Montes de vezes dou por mim a vê-la num conjunto primoroso que me apercebo ter tido na mão e ter pensado “nhã, não é giro” e, vai-se a ver, fica brutal.




Esta é das minhas favoritas no estilo vintage. A autora é uma miúda escanzeladamente magra mas com um ar amoroso à la Zoey Deschanel, com muito bom gosto para moda vintage e com um namorado com olho para a fotografia. Em vez de ser só um diário do que ela veste, o Liebemarlene Vintage cria toda uma envolvente neo-romântica, com relatos dos passeios que fazem pelo Deep South e me dão um impulso de vestir um longo frock floral rendilhado e ir a correr pelos campos e cearas com uma coroa de flores na mona. Para além de business woman e revender peças de segunda mão, a Rhiannon também partilha descobertas das viagens e da web.


Para hoje deixo-vos estes mas basta verem os links aqui ao lado para confirmarem que há muito mais por aí!

No comments:

Post a Comment