Wednesday 1 July 2009

The September Issue

Sou uma assídua leitora da Vogue (UK ou USA porque a Vogue portuguesa, convenhamos, ainda tem de comer muita papa Milupa, como dizia o outro, porque, por enquanto, ainda é francamente má). Apesar da óbvia predominância de tópicos fúteis, a verdade é que a Vogue é uma revista de qualidade superiora em termos de estética e design; é promotora e defensora da Mulher, os seus feitos, direitos e deveres; e tem excelentes entrevistas, artigos e contos de eminentes escritoras e, sobretudo, de jovens aspirantes a eminentes escritoras (uma espécie de Júlio Isidro do mundo da literatura e moda, vá).
Não é à toa que a Vogue é a revista de moda mais reputada e conhecida no mercado actual.
E tão famosa quanto a revista em si é a editora da Vogue americana, a Anna Wintour, que já foi (mal) disfarçadamente retratada no livro (e, mais tarde, filme) O Diabo Veste Prada da Lauren Weisberger, que foi em tempos assistente da mulher que fez com que a semana da moda de Milão fosse adiada uma semana porque não lhe dava jeito nas datas inicialmente previstas…
Deixando a ficção, o eufemismo e o sugar coating de parte, o realizador RJ Cutler, conhecido por ter seguido a campanha eleitoral do Clinton na The War Room, realizou o documentário The September Issue, a estrear este Outono, onde retrata o impiedoso mundo da moda e, claro, da Anna Wintour. O documentário foi feito em 2007 e acompanha durante 8 meses o lançamento da edição de Setembro da Vogue Americana que, nesse ano, tinha 840 páginas, 727 das quais eram anúncios.
O trailer deixa água na boca e algo para nos consolar quando acabarem dos dias de calor, praia e sol e já nos apetecer enfiar numa sala escura de cinema nos dias chuvosos de Outono.

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