Sunday 29 June 2008

Olééééé!

Hoje quero jantar paella com sangria e não sauerkraut com Amstel...

Thursday 26 June 2008

O António

A prosa é do melhor: tem o dom da palavra, da escrita, da lábia. Mas este António não é o Lobo Antunes, o Aleixo ou o Gedeão.
É melómano, com um gosto implacável e sempre em cima dos acontecimentos musicais. Mas este António não é o Variações, o Pinho Vargas nem o Chainho.
É cinéfilo e fez disso curso e carreira. Mas este António não é o Banderas nem o Minghella.
Tem um sentido de humor subtil e arrasador. Mas este António não é o Silva.
Conhece os mundos e submundos sociais. Mas este António não é o Soprano.

Este António é meu primo e dono do sensual, inteligente e espirituoso blogue Cálssio (do meu ócio).
Escreve sem filtro nem segredos. Ali não há anonimato para ninguém. Não há off the record ou off limits, não há privado nem público. Desde o cão, os irmãos, os affaires, amigos, vizinhos e desconhecidos: ninguém escapa. O Lynch é obsessão que não passa despercebida (desde o cabeçalho aos posts). Muito na égide do blogue do André Murraças, é um diário que quase nos sentimos voyeurs ao lê-lo mas acaba por ser mais prático de que uma Time Out ou o Disco Digital: ficamos a par de todas as actualidades nacionais e internacionais. Os textos, o design e as imagens são arte, uma festa para os olhos e para a mente que consulto todas as manhãs na minha “ronda p’la net porque tenho de queimar pelo menos meia hora do meu dia a sorver um café enquanto ganho coragem para trabalhar”.

E porque já estava a dever esta reverência há muito tempo no espírito do «“não, tu é que és espectacular”, “não, tu é que és”», exorto-vos a deixarem o António tratar da vossa osteoporose intelectual.

Hoy soy española...

... y me quedo completamente enamorada de Casillas!

B'necas Imobiliário

Procura casa? Pois não procure mais e pasme-se, caro leitor, com a Dynamic Tower, a primeira torre giratória do mundo que nasceu da cabeça do arquitecto italiano David Fisher. Sim, leram bem: giratória. A rotação de 360.º de cada andar é independente que nem um Rubik’s Cube. Uma volta completa demorará cerca de hora e meia, o que equivale a 6 metros por minutos sendo, desta forma e em teoria, imperceptível aos humanos. Caso contrário, cada um pode regular a velocidade desejada. Loucura! Imaginem meter aquilo a alta velocidade, móveis a dançar pelas divisões que nem num sismo, os residentes projectados contra as paredes… Espectáculo.
Vai ser construida uma torre no Dubai e outra em Moscovo, como não podia deixar de ser, as actuais capitais mundiais do novo riquismo: note-se que a área média de cada apartamento ronda os 120 metros quadrados e havendo uns supé com 1.200 metros quadrados!

Defende-se que “o edifício combina movimento, energia verde e novos métodos de trabalho de construção, o que poderá contribuir para a mudança de conceitos e hábitos na arquitectura, abrindo portas a uma nova era onde se pode falar de uma noção de casa dinâmica”. Está certo. Até costumo ser entusiasta do progresso em geral e dos avanços tecnológicos em particular, sobretudo quando aliados com medidas ecológicas e design revolucionário. Mas ainda assim prefiro manter o dinamismo da minha casa aos seres que lá vivem dentro não às paredes que a fazem, sobretudo se forem todas em vidro e num 68º andar. Safa!

Wednesday 25 June 2008

Esférico Muito Pouco Direito

E porque estamos em época de Euro, falar de futebol está sempre na ordem do dia.
Que nem uma Fátima Felgueiras “de férias” no Brasil, também o João Vale e Azevedo foi passar uns tempos a Londres tendo uma pena de 7 anos de prisão por cumprir em Portugal. Melhor, diz que só volta a Portugal obrigado e às custas do Estado. “Pelo meu pé não vou", avisou. "Se há sentença para ser cumprida, devem usar os meios legais para tal".
Hummmm… Ou muito me engano ou os meus 5 anos em Direito e mais 3 na Ordem pouco me ensinaram, mas julgo que “meios legais” não incluem passagens áreas a foragidos - perdão, indivíduos que se encontram no estrangeiro, por acaso num pais que, curiosamente e coincidência das coincidências, não faz parte do acordo Schengen. E só volta “obrigado”?! Mas será que a sentença que o condena conclui com um “e já agora, Sr. Azevedo, se não lhe causar muito transtorno e não for para si grande incómodo, não se importa de voltar a Lisboa passar uma temporada na choldra?”. Não sei o que poderá ser mais obrigatório do que uma sentença judicial. Um raspanete? Um calduço?!

Na mesma onda do “sou careca, gordo e alto aldrabão”, Sílvio Berlusconi, a pretexto de descongestionar os tribunais, aprovou uma lei que suspende imediatamente e por um ano os processos cujos factos tenham ocorrido antes de Julho de 2002, uma medida que surge uma semana depois de ter sido limitada a utilização de escutas na investigação ao crime financeiro e que salva o honestíssimo chefe de governo italiano de ir a tribunal responder pelos inúmeros crimes de corrupção de que é acusado (Berlusconi terá pago $600.000 a um advogado em troca de falsos testemunhos abonatórios em outros dois processos de corrupção).
Berlusconi chama-lhe "um dos muitos processos fantasiosos que os magistrados da extrema-esquerda fizeram contra mim com fins políticos". Ora pois claro. Aliás, a lei que penaliza e pune crimes de corrupção não foi feita senão para tramar Berlusconi. Qual defesa da justiça e primado da igualdade, qual protecção do comum dos mortais e dos cidadãos cumpridores, quais Direitos, Liberdades e Garantias!

E a triste realidade é que estes filhos da mãe se safam sistematicamente (é cliché, mas porra, não há como desmenti-lo) e ainda por cima “corrupto, quando morre, ainda vai para o paraíso fiscal”.

Monday 23 June 2008

Silly Season qual quê!

Chegou, finalmente, a melhor estação do ano. Venha daí o Guincho e a Comporta, as noites quentes nas esplanadas dos Hotéis do B.A. ou do Chiado, o Lux cheio de turistas que pagaram 50€ para entrar, o trânsito na ponte às 6as, as bolas-de-Berlim da Praia Grande, as churrascadas, mostrar o bronze com os reduzidíssimos kits e haviana no pé, o mosquito cujo zumbido não nos deixa dormir com o pânico do “aposto que esta sacana me vai picar mesmo entre os dedos do pé”…

E verão é também sinónimo de festivais. E este ano estamos muitíssimo bem servidos. Já foi o Sonar em Barcelona que voltei a perder (desta feita por causa da p*** do exame da Ordem).
Segue-se logo a bombar o Optimus Alive, cujo bilhete volto a agradecer aos meus generosíssimos amigos! Os meus destaques: (i) Róisín Murphy: uma ícone da música e da imagem, uma deusa… quando crescer quero ser como ela; (ii) Vampire Weekend: forçada a perdê-los na Casa da Música, eis a desforra!; (iii) Hercules and the Love Affair: o prazer do reencontro com o Antony mas já sem os Johnsons; (iv) os Gossip: o almejado reencontro depois do SBSR o ano passado; (v) The National: estupidamente deixei esgotar os bilhetes da Aula Magna e mal acredito nesta segunda oportunidade!; (vi) os vintaged Bob Dylan e Neil Young; (vii) o regresso à pré-adolescência com os RATM; (viii) os meus recém-descobertos Midnight Juggernauts e os senhores do mash MSTRKRFT. Anseio também por descobrir Gogol Bordello (uma espécie de Kelly Family mas em cigano…).

Depois, intervalado pelo concerto do Leonardo Cohen, temos Paredes de Coura com um cartaz avassalador: Thievery Corporation, Caribou, Au Revoir Simone, Mars Volta, dEUS, The Pigeon Detectives, The Long Blondes, Sex Pistols, The Wombats e tantos, tantos outros….

O Sudoeste também não fica nada atrás: Franz Ferdinand (que deram provas no SBSR de há dois anos e destaco como um dos melhores concertos de sempre), Junior Boys, Cut Copy, Nitin Sawhney, Chemical, Goldfrapp, Björk, Sam Sparro…

Pelo meio ainda há o sublime Benicassim em terra de nuestros hermanos com Calvin Harris, Death Cab for Cutie, Justice, Micah P. Hinson, Morissey, Siouxsie, Booka Shade, José Gonzalez, The Kills, Hot Chip, My Morning Jacket, The Raconteurs, The Ting Tings, Sigur Rós, Battles, Mates of State e milhares de outros igualmente geniais.

Cheira-me que as minhas férias de verão vão meter tendas, lama e muita, muita boa música.

Não há fome que não dê fartura

Então estes palhaços põem-me Bonnie Prince Billy a 11 de Julho na ZdB, precisamente no mesmo dia do Optimus Alive? E por alma de quem é que os otários da organização me metem Vampire Weekend na 5ª-f. às 18h50? Será que eles acham que quem compra bilhetes àquele preço não trabalha?! Será possível que eu vou ter de meter um dia de férias para ir ao Alive (sim, porque pedir ao chefe para sair cedo porque “tenho um concerto”…). Filhos da mãe.

Aposto que os examinadores da Ordem são assim...


Iker Casillas

Adoro Espanha por tantas razões. Continuo a defender que 1640 foi um erro e 1 de Dezembro devia ser dia de luto e não feriado. Se não fosse portuguesa, a única outra nacionalidade que queria ter era a espanhola. São como nós só que em bom. São mais giros, mais ricos, têm melhor arquitectura, cinema, literatura, moda... Mas não foi por isso que ontem torci pelos nuestros hermanos. Foi por causa deste senhor aqui à esquerda que é, neste momento, a minha paixão (sempre a par do Joaquin Phoenix, está claro). Tem qualidades como guarda-redes, sim senhora, mas sobretudo – e é isso que interessa – é giro nas horas, caramba. Até é parecido com o meu ex, mas lá está: em mais giro, mais rico, com melhor arquitectura… ¡Viva España!

Friday 20 June 2008

Wish me luck!

Preciso de sorte, e muita, para o meu exame de agregação amanhã. Peço por isso, caríssimo leitor, que ma deseje e pense muito em mim amanhã que vou passar a fazer, das 9h30 às 17h30, o exame que vai decidir a minha vida. Coisa pouca…

Tuesday 10 June 2008

Feist

Desculpem mas já nem eu aguento a imagem do gatinho suicida e deixo-vos antes com a bela Feist que amanhã vou ver e ouvir na Aula Magna.

Wednesday 4 June 2008

The bitterness of studying is preferable to the bitterness of ignorance...

Em vésperas de me enclausurar 15 dias a estudar para o maldito exame de Agregação, eis o meu current mood:Os posts vão escassear (pelo menos enquanto a Peque-nina não voltar de Miami) mas não deixe por isso, caro leitor, de vir ao B’necas. Aproveite para ler posts antigos, os clássicos, os vintage…E, já agora, desejem-me sorte que no próximo dia 21 bem vou precisar dela…

Monday 2 June 2008

RIP YSL

Foi com muita tristeza que acordei hoje de manhã com a notícia de que morreu o Yves Saint Laurent. Talvez o maior costureiro de sempre, a par da Coco Chanel e do Dior, o mais próximo que tive de uma criação dele foi um perfume Opium que me foi oferecido...
Fashions fade, style is eternal.