Thursday 26 June 2008

B'necas Imobiliário

Procura casa? Pois não procure mais e pasme-se, caro leitor, com a Dynamic Tower, a primeira torre giratória do mundo que nasceu da cabeça do arquitecto italiano David Fisher. Sim, leram bem: giratória. A rotação de 360.º de cada andar é independente que nem um Rubik’s Cube. Uma volta completa demorará cerca de hora e meia, o que equivale a 6 metros por minutos sendo, desta forma e em teoria, imperceptível aos humanos. Caso contrário, cada um pode regular a velocidade desejada. Loucura! Imaginem meter aquilo a alta velocidade, móveis a dançar pelas divisões que nem num sismo, os residentes projectados contra as paredes… Espectáculo.
Vai ser construida uma torre no Dubai e outra em Moscovo, como não podia deixar de ser, as actuais capitais mundiais do novo riquismo: note-se que a área média de cada apartamento ronda os 120 metros quadrados e havendo uns supé com 1.200 metros quadrados!

Defende-se que “o edifício combina movimento, energia verde e novos métodos de trabalho de construção, o que poderá contribuir para a mudança de conceitos e hábitos na arquitectura, abrindo portas a uma nova era onde se pode falar de uma noção de casa dinâmica”. Está certo. Até costumo ser entusiasta do progresso em geral e dos avanços tecnológicos em particular, sobretudo quando aliados com medidas ecológicas e design revolucionário. Mas ainda assim prefiro manter o dinamismo da minha casa aos seres que lá vivem dentro não às paredes que a fazem, sobretudo se forem todas em vidro e num 68º andar. Safa!

No comments:

Post a Comment