Thursday 21 October 2010

You Can Dance Anywhere, Even If Only In Your Heart


A propósito das comemorações do centenário dos Ballets Russes de Sergei Diaghilev, celebradas durante a próxima semana pela Companhia Nacional de Bailado, comecei a deambular aqui pelo Evil Twin e pela net para vos deixar algumas imagens e vídeos e dei por mim a reparar no seguinte: o ballet está na moda. Desde o cinema às lojas, a forma mais pura da dança está por todo o lado, influenciando todo o tipo de artes.
Na 7ª arte muito se tem falado do Black Swan que promete ser um thriller no mínimo original mas que só estreia em Portugal para o ano: é protagonizado pela perfeitíssima Nathalie Portman que teve uma rigorosa formação de bailarina e até namora com o Benjamin Millepied, coreógrafo e danseur étoile do NYC Ballet. Também já vos falei do comovente e inspirador Only When I Dance e esteve aí pelo Nimas outro maravilhoso documentário, o La Danse, sobre a companhia da Opéra Garnier, das companhias mais célebres e mais reconhecidas internacionalmente.
La Danse





Black Swan



Os editoriais de moda que usam o ballet como pano de fundo multiplicam-se e não tenho razão de queixa. As bailarinas são, para mim, o epítome da beleza e da elegância e o que seria a moda sem essas duas qualidades? E a moda pode ser uma arte delicada e romântica que caracteriza grande parte dos ballets clássicos. Uma dupla infalível, portanto.
Este shoot do Pierre dal Corso consegue trazer uma sensualidade ao ballet que raramente lhe é associada.







Os grandes bailados das grandes companhias têm guarda-roupas feitos por estilistas tão ilustres quanto Hervé Leger e Karl Lagarfeld, que desenhou este feérico tutu para a Elena Glurdjidze, do English National Ballet, dançar a cena final do Lago dos Cisnes. To die for!




Deixo-vos ainda outros artigos de moda bem dançantes, para se deleitarem e eu alimentar a minha saudade e dor de não ter sido a bailarina que sempre sonhei e desejei. *Sigh*


Karlie Kloss, fotografada por Dusan Reljin para a Vogue alemã.





A divina Darcey Bussel do Royal Ballet para a Vogue UK nos idos anos ’80.






Editorial da Elle US com o ABT.

No comments:

Post a Comment