Thursday 9 June 2011

The Bucket List



Lembram-se daquele programa que deu há tempos na MTV, o The Buried Life? Era um documentário sobre quarto amigos canadianos que decidiram pôr em prática a resposta à grande pergunta “O Que É Que Queres Fazer Antes De Morrer?”.
Criaram uma bucket list com cem desejos – cada um melhor que o outro – tais como ir a Folsom Prison, apresentar o SNL, aparecer na capa da Rolling Stone, resolver um crime e, dos meus predilectos, “take a kid on a toy shopping spree”… e o objectivo era concretizar cada um desses desejos.
Infelizmente a MTV, que passou decididamente de Music Television para M*rda Television, simplesmente deixou de dar o The Buried Life (como, aliás, é um irritante hábito da televisão portuguesa que dá uma espécie de teaser de meia dúzia de episódios de uma série decente e, sem qualquer aviso, cancela e substitui por reruns dos Friends) e eu deixei de poder acompanhar as aventuras daquele quarteto.

Já há vários anos que também eu tenho vindo a construir mentalmente a minha própria lista de coisas que quero fazer ao longo da minha vida. Umas delas mais previsíveis (casar, ter filhos e netos…) outras talvez menos (aprender linguagem gestual), umas mais exequíveis (ir a um restaurante com estrela Michelin), outras mais ambiciosas (voltar a dançar pontas), umas já conseguidas (comprar casa) outras inverosímeis (ser publicada na New Yorker)…

Mas o objectivo mais realista – e mais banal – que tenho é aquele que espero concretizar no final deste ano, mais precisamente a 4 de Dezembro às 9h: correr a minha primeira maratona.
Tirando triatlos e outras provas do género que jamais conseguiria – aliás, nem quereria – fazer, a maratona é provavelmente o culminar das provas desportivas, é a consagração máxima do esforço físico.
Corro com alguma frequência mas nunca mais do que uma hora seguida e essa hora já é um tormento… E não é a passo Speedy Gonzales, é mais um misto entre trote e jogging… Ou seja, correr 42,5km em estrada não vai ser nada fácil, nem tenho a certeza que aguente. Mas neste momento estou determinada e, com 7 meses de treino pela frente, não vejo porque não consiga acabar a maratona no tempo estupidamente ambicioso que me proponho.
Já tenho um plano de treino todo pipi, courtesy de alguma pesquisa na net e da Nike Running, com corridas mais moderadas agora no inicio mas lá para Novembro vou ter de conseguir 34km em pouco mais de 3h… Obviamente que já falhei o plano mais vezes do que o cumpri por isso este post é uma forma de me obrigar a levar este projecto em diante, um compromisso nem que seja por vergonha.

Pelo menos é mais um item que risco da minha lista.

E vocês, o que querem fazer antes de morrer?

No comments:

Post a Comment