Monday 27 April 2009

Old age isn't so bad when you consider the alternative...

Com os filmes do Indie mais que esgotados (isto de ter de comprar os bilhetes com dias de antecedência é, no mínimo, absurdo…), ontem vi-me forçada a trocar um filme francês em Alvalade por um italiano no King. E ainda bem.
O Pranzo di Ferragosto trata da história de Gianni, um homem de meia-idade que vive em Roma com a mamma, uma viúva aristocrata em decadência, de quem cuida, com a maior dedicação e ternura. No feriado de 15 de Agosto, a troca de um perdão de dívidas que contraiu para manter o lifestyle da mamma, Gianni vê-se obrigado a tomar conta de mais três idosas: a mãe e tia do senhoria e ainda a mãe do médico amigo.
É um retrato intimista e despretensioso da vida quotidiana italiana e da velhice, no qual o realizador Gianni Di Gregorio consegue evitar os clichés, oferecendo todos os ingredientes essenciais a uma filme deste género: a cena da preparação da pasta al forno é de fazer crescer água na boca, a importância do vinho e do almoço em família, o passeio de vespa pelas ruas desertas de Roma em dia feriado, a solidão e vulnerabilidade dos idosos…
Um filme delicioso que me deixou embevecida de saudades dos meus avós e dos fins-de-semana que passei em Roma com a minha irmã.
A não perder!

No comments:

Post a Comment