Friday 13 February 2009

Amarga, eu?! Nãããã…

Odeio pura e simplesmente o dia dos namorados quando estou solteira. É uma aversão visceral. Quando tenho namorado, não ligo especialmente mas quando não tenho namorado, abomino e de que maneira.
O dia de São Valentim é um dia negro para quem não tem namorado, não há volta a dar. É um dia em que basicamente os casais apontam o dedo para os solteiros e riem-se de nós, marginais desta sociedade feita para casais apaixonados, põe o dedo na ferida e relembram-nos “este dia não é para ti porque ninguém te ama”. O vento parece sussurrar “looooooser”, começamos a ponderar ver panfletos sobre a adopção por famílias monoparentais e sites de encontros online… Quem diz o contrário mente com todos os dentes que tem na boca.
Usa-se muito a desculpa que se ouve da boca dos forretas na altura do Natal: “isto é tudo uma fantochada, é só para o negócio, não é mais do que uma campanha para as lojas fazerem dinheiro”. Tudo bem, não o nego: as lojas de lingerie (para os mais atrevidos), de peluches (para os mais parolos), de cartões (para os mais avarentos), de jóias (para os mais generosos), de chocolates e flores (para os menos imaginativos) e os restaurantes (para os mais gulosos) devem esfregar as mãos com a chegada do dia dos Namorados. Começa a ouvir-se o “kerchiiing!” das máquinas registradoras logo nos primeiros dias de Fevereiro. Mas, quer seja por motivos comerciais ou outro, no dia 14 de Fevereiro não se pode ir jantar fora sem ser aos pares, não há mesas sem ser para dois e até o McDonalds fica à luz das velas e põe Barry White e Marvin Gaye a tocar. Onde quer que olhemos, há corações, bouquets de rosas vermelhas, ursinhos a abraçar almofadinhas a dizer “amo-te”, diplomas para o/a melhor namorado/a do mundo… Os filmes de acção e comédia deixam sorrateiramente as salas de cinema e de repente só há “O Diário da Nossa Paixão” ou o “Love Story”.
E porque estou (i) sem namorado; (ii) farta de estar sem namorado; e (iii) convidada para 8 casamentos este ano… outra vez, deixo-vos com a minha interpretação do amor e das relações por estes dias.
Bom f-d-s!




No comments:

Post a Comment