Friday 29 April 2011

It Could’ve Been Me!



Sabiam que eu fui aceite na Universidade de St. Andrews, no ano anterior ao ingresso do Príncipe William? É verdade. Na altura achei que não ia aguentar o clima escocês e fiquei-me por terras e faculdades lusas mas não posso deixar de pensar: e se eu tivesse ido para St. Andrews? Teria conhecido o príncipe ou a Kate? Tê-los-ia hoje no meu círculo de amigos? Teria eu estado hoje entre convidados a Westminster e Buckingham?

Duvido.

Mas o casamento hoje do Príncipe William com a Kate Middelton, agora Duques de Cambridge, não deixa de alimentar o sonho Disney-esco de qualquer menina: o de casar com um príncipe encantado, em festejos com tamanha pompa e circunstância que até os passarinhos de um branco imaculado ajudam a segurar a causa do vestido enquanto chilram odes de amor e espalham mimosas pelos convidados…

Exageros à parte, o meu verdadeiro interesse em toda esta cerimónia era, como não podia deixar de ser, as indumentárias.

Começando pelo óbvio, o vestido de noiva. A minha primeira reacção ao ver Kate sair do Rolls Royce foi “É lindo! É perfeito! Parece a Grace Kelly!”.


Depois, “Espera lá, mas isto é E-X-A-C-T-A-M-E-N-T-E o vestido de noiva que sempre imaginei para mim!”. Tirando o pormenor da tiara Cartier dos anos 30 oferecida pela Rainha Isabel II, aquele kit era tudo o que eu sempre quis! Bouquet e tudo! Depois, semi-pânico. “Tu queres ver que, se me casar, vão dizer que eu é que imitei a Kate?!” Cabra.



Obviamente que, mesmo imitado, qualquer outro vestido jamais poderá chegar aos calcanhares da criação McQueen pelas mãos de Sarah Burton. Divino.

A irmã da noiva, Pippa Middelton, é a minha predilecta entre as convidadas. Apesar do branco ser um suposto faux-pas em casamentos, acho o vestido distinto, muito adequado, discreto mas ainda assim festivo. E adoro o pormenor da linha do botões nas costas.


A quase-princesa nubente do Mónaco Charlene Wittstock também está entre as mais bem vestidas: elegante e discreta, ficamos ansiosos para ver o que irá vestir no seu próprio casamento do próximo ano.


Adorei a Victoria Beckham que, grávida de sei lá quantos meses, levava um lindo vestido azul profundo e o melhor acessório de todos, David Beckham que estava, ele sim, um verdadeiro príncipe!


Achei a mãe da noiva um bocadinho plain mas também eu teria preferido a discrição máxima do que dar azo a qualquer má língua.


Já a mulher do Vice-PM Nick Clegg estava tudo menos simples. Tudo bem que é espanholita mas não é preciso abusar, Miriam! Parece a Cruella de Vil. ¡Ay, ay, ay! ¡Muy mala!


O mote anos 30 deve estar na ordem do dia em Espanha porque também Letízia estava armada em Roxie Hart. Ela, of all people, de quem esperava a sua elegância exemplar e característica, foi uma grande desilusão. O que é que é aquele chapéu? Aquela cor?!


Mas as piores vestidas, ainda que sem grande surpresa, são as mini Fergies, as princesas de York Beatrice e Eugenie. Uma aproveitou restos de uma colcha lá de Buckingham para fazer o top e outra espetou uma moldura na testa…











Rule Britannia!