Friday 21 November 2008

Imelda em Londres

Parto logo à noite para Londres onde vou passar as próximas 240 horas (mais coisa menos coisa) abraçada ao meu B’neco do momento, o meu sobrinho Henrique, pelo que não me vai restar qualquer tempo para o B’necas que fica (muito bem) entregue à Peque-nina.
Até Dezembro!

A Vera!


Nasceu ontem, dia 20, pelas 12h56m, um amor...toda muito perfeitinha, muito pequenina (com 2,8 kg), ainda toda encarnada do parto! Os dedos das mãos, os pés, o nariz, tudo......Apaixonei-me por aquela criança no mesmo minuto, acreditem! Não sou tia de sangue, mas é como se fosse, sou tia do coração! Sim estou um bocado lamechas, mas quem não fica, depois de ter uma coisinha daquelas ao colo!

Só tenho uma coisa para vos dizer, hoje, com a Verinha ao colo,  como que comecei a sentir o meu instinto maternal a chamar por mim....ah pois é!!

Mtos Parabéns à Vera e aos  pais -  M&M!

Thursday 20 November 2008

Extreme Makeover!

Pois é, meus caros leitores, passados quase 8 meses as B’necas, Imelda e Peque-Nina, decidiram por bem mudar o visual do seu blog! Um visual que fosse mais a carinhas das B’necas, ou seja…. mais clean, mais cool e mais móderno!

Quanto ao resto…o espírito, a crítica, a boa disposição, os maus humores e as palhaçadas…continua, e continuará, a ser sempre o mesmo.....ESPECTACULAR!

As B'necas

Wednesday 19 November 2008

Forget it’s mid-week: just dance!

Já me tinham falado dos Chromeo há uns largos meses mas só recentemente prestei mais atenção a este dynamic duo. Não sei se a influência francesa vem do facto de virem do Quebeque mas estes meninos são uma espécie de Phoenix mais com o sintetizador em full blast. Muito bom, muito eighties, muito dancável, perfeito para levantar os ânimos nesta semana que já vai longa e parece não ter fim à vista…





Tuesday 18 November 2008

Flor do mar!!!

Flor do Mar é o nome da nova telenovela da TVI. Toda a história de Flor do Mar desenrola-se, na sua maior parte, na Região Autónoma da Madeira aka Pérola do Atlântico. Flor do Mar pretende divulgar as (lindas!) paisagens madeirenses. Flor do Mar pretende, ainda, dar a conhecer, a todo o Portugal, a (espectacular!) cultura madeirense. Flor do Mar está, toda ela, cheia de boas intenções....Pena é que todos os actores sejam, segundo a minha gíria, "cubanos", cujas personagens nem nomes (dos ditos típicos) madeirenses têm! Pior, até podiam ter actores "cubanos", agora...e o sotaque Madeirense?! hein?! Não há pior que ver, nem que seja por dois minutos (como foi o caso, pois não consegui mais!), uma telenovela cujo enredo se passa na minha ilha com "personagens madeirenses" a falar à continental! É que nem a gíria parece que foi estudada.... às tantas, no episódio de hoje, um dos personagens queria fugir à polícia, ou qualquer coisa do género... (Whatever.... o que interessa é a parte do polícia!) Polícia?!? Na madeira, o verdadeiro madeirense - que usa o barrete de orelhas, como era o caso - não diz "o polícia", mas sim "ooo bóoo fiaaa "!!!


Mais, para além de não terem estudado nem o sotaque nem a gíria madeirense, parece que se esqueceram de estudar o mapa da região....nada faz sentido: os filhos de não sei quem (confesso que em 2 minutos não deu para perceber tudo) herdaram terras entre Calheta e o Funchal (ambas na parte SUL) e foram à Madeira, onde ficaram hospedados no NORTE da ilha....Ora, para um(a) Madeirense, ou mesmo para alguém que, não sendo madeirense, conheça bem a Madeira, isto faz todo o sentido!!!!Não faz?!

Porquê?! Nunca ouviram falar nas ditas "clínicas" que os actores, e até mesmo os produtores e autores devem fazer?!?!

Depois ainda nos vêm com os bla bla blas de sempre que o que é nacional é bom! Bullshit!!!!

Tinha que desabafar, estes minutos, que hoje perdi, a ver Flor do Mar fizeram-me muito mal! Acreditem! Pretendo não voltar a ver a dita telenovela e se, por um acaso, voltar a ver...será com o propósito (de vir para aqui) de dizer mal!

Today is Mickey Mouse's B-Day!!!!

Não gosto de ratos, é um facto...mas Mickey não é um rato, ou se preferirem, não é um rato qualquer, é O Rato (dos ratos)! Começou a sua "carreira" com "Steamboat Willie" (1929), mas deve o seu sucesso, também, a outras grandes prestações que teve em "The Band Concert" e "Fantasia"  ...... Mickey tem muito por onde se falar e escolher... mas as minhas prestações preferidas de Mickey ( e dos seus inseparáveis amigos Goofy, Donald, Pluto e a sua mais que tudo Minnie) são "The Camping Trip" , "Hawaiian Holiday" , "Pluto's Party".... eu sei lá, são tantos! (Fora os livros de banda desenhada que, não estou a exagerar, devorava.....a toda a hora!)

HAPPY B-DAY DEAR MICKEY!!!!

O Henrique II (Parte II)

Em vésperas de ir para Londres, ando loucamente a comprar kits para o meu sobrinho. Resisto, luto contra o impulso consumista que me apela a comprar babygrows de 5 em 5 mins mas facilmente cedo... Antes do Henrique nascer, a parte lúdica da net significava ir ver músicas, os jornais online, actualizar as fofocas no facebook e pôr a leitura de blogues em dia. Mas agora as palavras que mais insiro no Google são “cute baby clothes”. Juro-vos. O que comprei (só) hoje:





Quem resiste?!

Thursday 13 November 2008

Os Gato Fedorento morreram. Viva os Gato Fedorento.

Não gosto de ser retrógrada nem saudosista, tudo tem o seu princípio e fim, mas há coisas que excepcionam a regra do “quando se muda é sempre para melhor”.
Point in case: o programa “Zé Carlos” dos Gato Fedorento. Depois de um Verão de hype, promoção, teasers e muitas expectativas, o novo formato dos Gato Fedorento acabou por ser um enorme flop. Acho que me ri menos vezes com este programa do que com qualquer sketch dos “Malucos do Riso”. Chega a ser confrangedor: sofro de vergonha alheia e esforço-me por tentar ver onde está a piada e não consigo, lamento. O problema é meu, decerto: provavelmente aquilo tem imensa graça e eu é que não atinjo… Mas a verdade é que já fui fã assídua dos Gato Fedorento old school: os bons velhos tempos da SIC Radical e mesmo do "Isto é uma Espécie de Magazine" que já ficava aquém dos primórdios do "Perfeito Anormal": sabia os sketches de cor, até ofereci o primeiro DVD à minha irmã que vive em Londres numa espécie de “toma, mana, isto é o que de melhor se faz por terras lusas”…
Acresce à deterioração dos Gato Fedorento a ascensão de outros programas de humor portugueses que só recentemente me conquistaram.
Um deles é “Os Contemporâneos”: no início, sem nunca sequer o ter visto e vítima do meu próprio snobismo e preconceito, condenei logo o programa e decidi, sem mais nem menos, que aquilo não tinha graça nenhuma. Até que numa bela noite de insónia apanho uma espécie de best of, com direito a bloopers e tudo, e rendi-me por completo. O sketch do chato ou do guarda-redes Ricardo na praia deixaram-me às lágrimas. Ainda não consegui perceber o horário normal daquilo mas já fui apanhando um ou outro episódio aqui ou ali e fiquei devota.
O outro programa é o “Vai tudo abaixo”. Porquê, mas porque é que eu não tinha ligado a isto antes?! Já tinha reparado neles nos pouquíssimos e raríssimos episódios que vi da “Revolta dos Pastéis de Nata” mas só muito recentemente vi o programa deles de princípio a fim. Apesar de ainda ser um processo em evolução (há um ou outro sketch mais cansativo e repetitivo), aquilo tem laivos pura e simplesmente divinos: especial destaque para os junkies Ruce e Reco que são, a par do Bucha e Estica, das melhores duplas que a comédia já viu.
Por fim, descobri no Verão o sublime Bruno Aleixo quando me mandaram o sketch dos conselhos ao Nuno Markl. Percebi então que se tratava de um fenómeno que, até aí, me tinha passado ao lado mas agora junto-me à legião de fãs e digo-vos sem hesitar: Bruno Aleixo é um génio.
Senão vejam:
(Se vocês não se rirem com isto, podem desde já candidatar-se ao título de “Ser Humano Que Sobreviveu Mesmo Sem Coração Nem Cérebro”).






Wednesday 12 November 2008

You know you’ve hit a low point when…

Terei sido a única pessoa que, no intervalo do SPC vs. FCP do passado Domingo, ficou boquiaberta ao ver o anúncio de uma cadeia de supermercados protagonizado pela “Popota”, um boneco animado de um hipopótamo que recria várias cenas míticas do cinema: a proa do Titanic, o hangar de Casablanca ou ainda o célebre twist do Pulp Fiction. Medo, muuuuito medo… Mas a pièce de résistance é quando se anuncia “o dueto do ano!” para a época natalícia. Brace yourselves! Depois de Peter Gabriel & Kate Bush, Freddy Mercury & David Bowie, Jane Birkin & Serge Gainsbourg ou Eminem & Dido, eis o melhor e mais improvável dueto de sempre: Popota featuring Tony Carreira. Infelizmente, a Popota deve ter uma editora e um agente muito ciosos porque ainda não consegui descobrir o dito dueto na net mas fica aqui o teaser: de fazer crescer água na boca…

Tuesday 11 November 2008

"A pouco e pouco"

....é o nome da música, de José Cid, que hoje aqui vos trago!

Bem sei que a minha, queridíssima, co-blogger ODEIA, mas é que odeia mesmo, José Cid! (por isso perdoa-me qualquer coisinha, Imelda!)

Já eu, confesso, divirto-me, e muito, com algumas músicas dele...temos desde "Cai neve em NY" (aqui, e para aqueles que nunca ouviram falar, tenho pela versão inglesa - "It's snowing in NY" - um grande carinho! se algum dia tiverem oportunidade oiçam!).....até ao "Ontem, hoje e amanhã", passando pela "Cabana" até chegar, aquela que é das músicas com uma letra mais profunda que conheço.... "Como o macaco gosta de banana, eu gosto de ti!"

José Cid, o nosso Elton John, tem músicas que nunca mais acaba!É verdade! Mas, o que é que esta - "A pouco a pouco" - tem assim de tão especial para eu lhe dedicar um post, inteirinho!?!

(Para além do videoclip) A Letra! A letra é uma coisa boa demais!!! Não percam! O momento auge vai do minuto 1:22  ao minuto 1:33...... é todo um dialogo, entre José Cid e uma Amiga, a não perder! No fundo, com isto José Cid ensina-nos a construir um grande amor ( "com coisas tão pequenas e banais")....... ensina-nos, nomeadamente, que não há melhor resposta, e declaração de amor, a  um "Não sei viver sem ti, Amor/ Não sei o que fazer....." que " Faz-me favas com chouriço/O meu prato favorito/Quando chego p'ra jantar /Quase nem acredito....."

E porquê estar aqui a engonhar, quando, num abrir e fechar de olhos, podem ter  as melhores "favas com chouriço"!?!



Monday 10 November 2008

Bilhardice!!!

Just a quick post to let you know what Bilhardice means!!!

Pois bem, bilhardice é uma conversa tida entre dois ou mais bilhardeiros; e bilhardeiros são aqueles que gostam muito de bilhardar!

Perceberam?!? Fácil!

PS: para o caso de não terem percebido o verdadeiro significado de "bilhardice"...cliquem aqui!

Há dias e dias.......



E o dia de hoje é, sem sombra de dúvida, um desses dias…..

Estou num dia não! Não me apetece falar, não me apetece comer, não me apetece ouvir, não me apetece rir, nem chorar…a vontade para trabalhar essa nem se fala e escrever também não….. Resumindo e concluindo, o NÃO hoje impera! (No!No!No!)

Não sei bem porquê?!!!....Mas acho que o facto de ser segunda-feira, de me ter arruinado todinha no fim-de-semana, de já não ter 20 anos e de já não aguentar, na perfeição, as mil e uma coisas a que me proponho fazer (e faço!) no espaço das 48 horas que perfazem um fim-de-semana….. ajuda e muito! Que merd######

Queria tanto uma coisinha boa para me animar o dia...e olhem que não estou muito exigente! Uma “bilhardice”, como se diz na minha terra, fazia maravilhas! Falar da vida alheia e, se possível, mal…uíiiiii fazia maravilhas! Sinto-me intoxicada e preciso de me “limpar”…. E, que melhor que dizer mal para desintoxicar?!?!

É como vos digo…. Hoje, toda eu, sou não!!!

Hoje no Santiago Alquimista…

… os Ra Ra Riot, uma espécie de The Shins meets Arcade Fire. Estes quatro nova-iorquinos foram uma das revelações do South By Southwest do ano passado e já passaram por Paredes de Coura: na altura porque nem sabia quem eram e só recentemente descobri o álbum de estreia The Rhumb Line, do qual destaco o belíssimo Can you tell:

O bom guarda-redes ao relvado retorna

Num jogo impróprio para cardíacos e com uma arbitragem chocantemente incompetente, o grande destaque vai para Helton que sai finalmente do banco para exibir grandes dotes no relvado e salva assim a honra do Porto, deixando de fora da corrida o campeão em título da Taça.No meio de uma maré de episódios mais complicados da minha vida, finalmente já tenho o conforto de poder dizer “ao menos o FCP vai-me dando algumas alegrias!”.

Friday 7 November 2008

“My parents had a great deal of trouble with me, but I think they enjoyed it”, Mark Twain

Os meus pais fazem hoje trinta e três anos de casado.
Trinta e três anos é muito ano mas lá se aguentam, lá se aturam, lá se amam, lá vencem os obstáculos que se colocam na vida de qualquer pessoa e, ainda para mais, de qualquer casal junto há mais de três décadas.
Não posso dizer que os meus pais têm o casamento perfeito mas são, aos meus olhos, uns pais perfeitos. Não me cabe a mim comentá-los enquanto marido e mulher mas posso dizer que no papel de Mãe e Pai não podiam ter sido melhores. Pode parecer presunçoso mas acredito piamente que não há pais melhores que os meus. Pode haver uns igualmente bons, mas melhor é impossível. Já estraga: é como uma sobremesa demasiado doce, um caril demasiado picante, uma laranja demasiado amarga, uma papa Cerelac demasiado espessa ou demasiado líquida. Os meus pais têm tudo, qualidades e imperfeições, na medida certa. São a papa Cerelac com uns grumos de pó que explodem na boca mas com uma consistência que tem de ser comida à colher e não com garfo e faca.
A minha Mãe deixou de trabalhar para que a minha irmã e eu tivéssemos a melhor vida possível; o meu Pai trabalhou imenso para que a minha irmã e eu tivéssemos a melhor vida possível. Não tive tudo o que quis (ainda sou capaz de jurar que cabia perfeitamente um pónei no meu quarto…), mas tive tudo o que precisei. Mesmo ao fim de 7 anos a viver sozinha e longe deles, ainda não me habituei à ausência e sofro dolorosamente de saudades.
Não sou uma filha fácil: fui uma criança irrequieta, uma adolescente indisciplinada e sou uma adulta inconformada mas nunca, por um segundo que fosse, deixei de sentir o amor e orgulho dos meus pais e, por isso e por tantas outras razões, amo-os incomensuravelmente.
Happy anniversary!

Thursday 6 November 2008

Até que enfim!

Foi preciso chegar ao 13.º jogo da temporada para derrotar o azar mas lá aconteceu: o grande FCP voltou às vitórias e ontem, apesar da exibição modesta da equipa, voltei a apaixonar-me pelo Raul Meirelles que, mesmo sem ter marcado os golos da vitória e ter voltado a rematar ao poste, foi o melhor em campo. Raul, amigo, ainda vais ter de arranjar espaço para uma tatuagem com o meu nome nesse teu corpinho. Ai vais, vais…

Wednesday 5 November 2008

Kalemba

Ando obcecada com esta música desde o concerto dos Buraka no Alive este verão. Confesso que achei o “Black Diamond” um álbum cansativo e que funciona muito melhor num formato ao vivo mas esta música é absolutamente viciante. É impossível não ter uma vontade urgente de dançar: a anca começa a menear incontrolavelmente, os ombros a bambolear, de repente parece que sentimos o calor de Angola e a humidade das noites quentes do Mussulo.
Garanto-vos que o ritmo quase lascivo do kuduro funciona muito melhor do que café me manter acordada nesta (já) longa semana mal dormida. Experimentem:

That Liberty Ring!!!!


28 de Agosto de 1963, Martin Luther King Jr., líder da luta pelos direitos cívicos da comunidade negra norte-americana, diz à America, e ao mundo, ter um sonho......um sonho de uma América Livre. O sonho de uma América onde, os seus filhos, "não fossem julgados pela cor da sua pele, mas pela qualidade do seu carácter"...o sonho de uma América Igual!

....ontem esse sonho concretizou-se....., finalmente, a América e o Mundo, viram chegar o "revigorante Outono da Liberdade e Igualdade" !!!

Barack Obama, 44.º Presidente dos Estado Unidos da América!

Alleluia! That Liberty Ring!


Fired up! Ready to go!

O maior triunfo destas eleições ter-se-ia verificado quem quer que fosse o vencedor: acabou-se a era Bush. Entre tantas coisas positivas que representa a vitória do Obama, tenho de destacar esta em primeiro lugar. A primeira potência mundial vai deixar, finalmente, de ser governada por um acéfalo troglodita disfarçado de texano que está constantemente de férias à custa dos contribuintes americanos (um cliché, é certo, mas não deixa de ser verdade).
Mas a vitória de Obama é também a derrota do racismo e do preconceito. A vitória de Obama é a derrota de Sarah Palin, mais do que o já decrépito McCain. A vitória de Obama é a esperança, não só da América, mas de todo o mundo que, infelizmente, acaba sempre por estar à mercê dos EUA (prova disso é a crise do subprime). A vitória de Obama é a derrota da beligerância. A vitória de Obama é hoje, para mim, nos tempos conturbados que vivo e com que sofro, uma réstia de alento que ainda vale a pena acreditar. Agora é esperar que Obama consiga atingir as elevadíssimas expectativas que ele próprio criou em todos nós. É acreditar na mudança que ele promete. Muda o presidente, muda a América e muda o mundo e, esperemos, que seja para melhor.

Monday 3 November 2008

E para matar saudades de Buenos Aires...

...hoje vou à Culturgest ao concerto do Cristobal Repetto, a grande promessa do tango argentino desde Gardel. A voz é no mínimo invulgar, os poemas cantados fazem dos melhores retratos dos Porteños e são de fazer chorar as pedras da calçada. Se fechar os olhos, posso sempre fingir que estou no Tortoni, a comer uma media luna entre dois passos de tango.

It don't matter if you're black or white... or does it?